Seguidores

sábado, 24 de março de 2012

Aula 02 - Relatório de Visita ao Parque Newton Freire Maia

O Parque Newton Freire Maia é um espaço dedicado a divulgação científica e tecnológica. Busca-se o incentivo para a discussão a respeito do caráter humano presente nestas atividades e a importância de uma análise crítica dos impactos sociais, culturais e ambientais do progresso científico e tecnológico.
Utilizando-se de recursos lúdicos inter e transdisciplinares destinados a causar emoções no público, o ambiente do Exploratório propicia ao visitante a oportunidade de interação com experimentos clássicos e discussão sobre temas científicos, almejando-se a valorização do ser humano e a sustentabilidade do meio ambiente. Além disso, é um recurso amplamente utilizado por professores das mais diversas áreas, oportunizando a possibilidade de complementar uma enorme gama de assuntos vistos em ambiente escolar.
Através de recursos didáticos, multimídia, experimentos, painéis, ilustrações, oficinas e visitas orientadas, a equipe de monitores leva o visitante a um fascinante caminho através do desenvolvimento científico e tecnológico, sempre enfocando os princípios que nortearam tais avanços.
O Parque Newton Freire Maia atua, principalmente, na divulgação científica, tecnológica, na educação ambiental, sediando e promovendo eventos que visam popularizar a ciência, auxiliando o professor na complementação dos temas que são abordados na escola.
No entanto, também é um bem a disposição da comunidade para aproximá-la do fascinante mundo das descobertas científicas.

Justificativa Ambiental

O Parque Newton Freire Maia está localizado na Área de Proteção Ambiental do Rio Irai que compreende parte de 5 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Colombo.
A APA-Irai ocupa 11.000 hectares protegido por um Zoneamento Ecológico aprovado pelo Conselho Gestor de Mananciais, com decreto estadual datado de 12/06/2000.
As áreas de preservação de mananciais objetivam garantir a qualidade hídrica e dar uso adequado às áreas adjacentes às bacias de contribuição.
Esta intervenção possibilita a compatibilização da política preservacionista com o conjunto de ações sustentáveis econômicas e sócios ambientais, alavancando o turismo regional.
No Paraná, a política ambiental tem sido um elemento característico que se evidencia no cuidado com os rios, fontes, lagos, botânica e fauna associados a um trabalho educativo.

Descrição dos Pavilhões


·                     PAVILHÃO INTRODUÇÃO
O início da visita se dá no Pavilhão Introdução, onde são enfocados temas de Cosmologia, Astronomia, Biologia e pensamento científico.

·                     PAVILHÃO CIDADE
Neste espaço, o visitante pode conhecer mais sobre as cidades (seu planejamento, história e curiosidades), bem como, a sua relação com a Geografia, Matemática, História, Física e Astronomia.

·                     PAVILHÃO ENERGIA
No Pavilhão Energia predominam as diferentes formas de energia que estão presentes na natureza. Através de experimentos, painéis e fotos, o visitante pode conhecer sobre como se dá a transformação de uma forma em outra, com um olhar especial para a energia elétrica, que tanto nos dá conforto e facilita nossas ações.
Dispomos também, de um planetário com capacidade para 25 pessoas, no qual é mostrada a interpretação da Astronomia pelos índios brasileiros, sendo um dos únicos a tratar deste tema.

·                     PAVILHÃO ÁGUA
São abordados temas de Biologia: reinos, anatomia comparada e genética. A Química é demonstrada através de experimentos realizados no laboratório do pavilhão. Merece destaque ainda, sítio arqueológico destinado a Paleontologia e pinturas rupestres no teto de uma caverna.
·                     PALCO PARANÁ
Maquete do estado, onde estão representados os principais rios e estradas, curvas de nível e os 399 municípios.





Nenhum comentário:

Postar um comentário