Seguidores

terça-feira, 24 de maio de 2011

Aula 02 – Módulo 06 – Data: 21/05/2011

Na aula de hoje, houve a reapresentação do vídeo do grupo de John Dewey, das nossas colegas: Carla, Letícia e Janete.
Depois disso, participamos da prática de estágio supervisionado da estagiária Marcinéia.
Ela nos propôs uma atividade em dupla para que conhecêssemos melhor nossos colegas e houvesse maior interação da turma.
Elaboramos também um texto sobre Gestão Escolar, com base na leitura do texto de José Carlos Libâneo, intitulado “O sistema de organização e gestão da escola”.
 Vimos ainda um vídeo “Uma gestão de sucesso”, que apresenta ações e o perfil de um gestor de qualidade.
Reunidos em grupo, formulamos uma situação-problema para que outro grupo encontrasse a solução, a qual se enquadraria em um dos tipos de gestão apresentadas no texto de Libâneo. As principais características dos modelos de gestão apresentados e discutidos são:
Técnico-científica
Funções direcionadas, poder centralizado, ênfase na administração, comunicação linear, foco nas tarefas. Métodos da administração empresarial, hierarquia de cargos e funções, eficiência dos serviços escolares.
Democrática
Bem comum, igualdade nas decisões, igualdade em participação externa. As decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente. Todos dirigem e são dirigidos, avaliam e são avaliados.
Auto-gestionária
Crença no poder, relações internas, decisões coletivas. Responsabilidade coletiva, participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
O tutor Helton estabeleceu os prazos para entrega de trabalhos pendentes, e solicitou que trouxéssemos, para a próxima aula, todas as atividades de PPS realizadas para organização e elaboração do relatório final deste bloco pedagógico.





Um comentário: