Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aula 03 – Módulo 04 – Data: 26/03/2011.


Na aula de hoje houve a apresentação dos trabalhos desenvolvidos em grupos sobre os teóricos:
Skinner, Piaget, Freud, Vygotsky e Wallon.
Um breve apontamento sobre a ideia principal de cada um deles, no que diz respeito a Educação:

Skinner:  Behaviorismo.
Defendia a técnica  ESTÍMULO – RESPOSTA. Realizava experiências com ratos e pombos.
Criou máquinas educativas para ensinar aritmética, ortografia, ritmo musical, etc.

Piaget: Desenvolvimento cognitivo.
Dividiu o desenvolvimento humano, em estágios:
Sensório-motor ( 0 a 2 anos), Pré-operatório ( 2 a 7 anos), Operatório concreto ( 7 aos 12 anos), Operatório formal ( acima dos 12 anos).

Freud: Psicanálise. Teoria da sexualidade. Dividiu o desenvolvimento humano em fases:
Fase oral ( 0 a 2 anos), Fase anal ( 2 a 4 anos), Complexo de Édipo ( Entre 2 e 5 anos), Fase fálica ( 5 a 12 anos) e  Fase genital ( adolescência e puberdade).

Vygotsky: Ensino é um processo social. Zona de desenvolvimento proximal.
Ênfase ao pensamento e linguagem. Aprendizado através da interação.

Wallon: Reprovar o aluno é uma forma de exclusão, uma negação do ensino. Ênfase à afetividade na educação.
Divide o desenvolvimento humano em períodos: Intra-uterino (anterior ao nascimento), Impulsivo e emocional ( 0 a 1 ano), Sensório-motor( 2 anos), Personalismo( 3 a 5 anos), Puberdade e Adolescência, Período da fase adulta.

Ficou agendada para o próximo sábado a visita à exposição “ O fantástico Corpo Humano”.

Um comentário: