Seguidores

segunda-feira, 14 de março de 2011

Aula 01 - Módulo 04 - Data: 12/03/2011

Iniciamos a aula de hoje respondendo, de modo sucinto, a duas questões:

1) O que é psicologia?

É o estudo da mente e do comportamento humano.

2) Existe relação com a aprendizagem e o desenvolvimento?

Sim, é através do aprendizado que nos desenvolvemos intelectualmente.


Assistimos ao vídeo deste módulo, que se inicia hoje, o qual tem como tema Relações interpessoais: abordagem psicológica.
Segundo a autora Regina Pedroza, a psicologia deve se concentrar no estudo integral do homem, em seus aspectos, social e biológico.
Ela também enfatizou que o desenvolvimento humano é um processo contínuo e nele podem haver cortes, reviravoltas e retrocessos.
Depois do vídeo o professor solicitou que constasse em nosso memorial algumas questões, são elas:

1) Qual é a definição de psicologia e qual é o seu objeto de estudo, segundo a autora do módulo?

É a ciência que estuda o ser humano concreto em todas as suas expressões, comportamento e sentimentos construídos a partir das relações sociais, das vivências individuais e da constituição biológica.

2)  Quais as relações entre a psicologia e a educação?
São complementares, é uma relação em que ambas trabalham em conjunto na construção do conhecimento e entendimento da pessoa do aluno na instituição escolar.

3) Como a psicologia pode me ajudar na realização das tarefas no meu dia a dia, na escola onde trabalho?

Pode me ajudar a compreender melhor algumas atitudes dos alunos e a conhecer mais sobre o seu desenvolvimento em todos os aspectos. Desta forma, estarei melhor preparada para agir como educadora, seja orientando, dialogando ou até mesmo intervindo, quando se fizer necessário.


Assistimos também a um clipe motivacional que tem como título “Filtro Solar”, o qual eu já conhecia e gosto bastante pois ele nos remete a ideia  de que somos responsáveis pelo nosso estado ou condição futura e mais ainda que podemos intervir hoje, através de nossas ações, hábitos, conceitos, modo de vida, nesta condição.
Relacionando a mensagem e as imagens contidas no clipe com a educação, acredito que de acordo com a sociedade em que vivemos somos impostos a proceder de alguma forma determinada, temos que  nos adaptar ao meio e dominar saberes que se fazem necessários ao convívio (especialmente urbano). E também, o quanto os diversos fatores externos exercem influência, seja ela positiva ou negativa, na nossa maneira de viver.


Em seguida, o professor nos deu orientações de como será feita a PPS deste módulo e realizou um sorteio  para nos organizar em grupos. Cada grupo irá pesquisar sobre um teórico e sua contribuição para a educação. Entre este teóricos estão: Skinner, Piaget, Freud, Vygotsky e Wallon. A apresentação deste trabalho será em 26/03 em formato de seminário.

Um comentário: