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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Memorial aula 03 - Módulo 02 Data: 27/11/2010

Memorial aula 03 – Módulo 02

Data da aula: 27/11/2010

Nesta aula, foram feitos pelo professor alguns esclarecimentos sobre as atividades de PPS do módulo passado. Houve também uma breve discussão e algumas questões sobre a liberação para as atividades externas de PPS, em horário de trabalho, como a atividade da próxima quinta-feira.
Depois fizemos uma atividade muito interessante, o professor distribuiu para a turma papéis numerados de 02 a 09 referente às unidades do caderno 2, nosso material didático, estudadas neste módulo.
Então foi feito um sorteio que definiu os grupos, o meu foi de nº 09. Nestes grupos, deveríamos elaborar quatro questões para que outro grupo respondesse.
Então foi realizada uma brincadeira, que lembrou o jogo da verdade, para apontar a ordem das perguntas e de quem as responderia.
Após o intervalo, assistimos a um pequeno filme, chamado “Aldeia”, onde um padre prega de uma forma bem-humorada, os 10 mandamentos em uma aldeia de índigena. Foi divertido.
O professor então solicitou que constasse em nosso memorial as respostas das seguintes questões:

1- Qual o papel da escola em nossa sociedade?
2- Que sociedade vivemos?
3- Qual minha concepção de educação?

O papel da escola é o de educar. Não apenas no sentido de transmitir o conhecimento, mas também no sentido de formar pessoas pensantes, capazes de formular suas próprias ideias, opiniões, decisões, cidadãos autônomos.
A sociedade em que vivemos é capitalista. Consequência de uma longa construção histórica. Uma sociedade onde o capital é mais valorizado que o homem em si.
Essa sociedade exige uma formação voltada para o mercado de trabalho, para a produção, o faturamento, o lucro. Nela, pensar, argumentar, decidir não é exigido, nem permitido aos trabalhadores.
O tipo de educação é contrário ao exigido pela sociedade. Esta é uma afirmação complexa e adversa. Analisando a situação logicamente, podemos afirmar que ou o modelo social ou o educacional está errado.
Mas, podemos transformar a sociedade? É um processo histórico e lento. Então, podemos transformar a escola? Também trata-se de um trabalho árduo e gradativo. Estaríamos retrocedendo, ignorando as grandes teorias educacionais e evolutivas.
Então, sinceramente falando, deveríamos deixar de crer em demagogias e idealismos. Sermos realistas e encararmos o mundo em que vivemos hoje. É de fácil percepção que não existe interesse dos mais ricos em educar os mais pobres. Se assim fosse, haveria condição de igualdade na concorrência entre essas classes. Essa situação atual do nosso país é cômoda aos mais ricos e injusta aos mais pobres.
Então me questiono, vivemos numa grande selva, seguindo a lei natural dos animais, onde o maior engole o menor, na luta pela sobrevivência. Isso não é o mesmo que retornar a pré- história, à época jurássica? Isso é irônico, você não acha? Essa frase, me faz lembrar da canção “ Ironic” de Alanis Morisette, da qual, gosto muito, embora não tenha nada a ver com o assunto. Então para retomar, educação para mim, é o conjunto de conhecimentos, valores e conduta que adquirimos e exercemos durante a nossa vida. A educação ideal? A mesma que já descrevi acima. Em que as pessoas pensem, tenham senso critico.

Vimos também nesta aula, alguns slides para complementar o nosso conhecimento sobre a história da educação e sua legislação.

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